Opções

Este diálogo permite que você selecione algumas opções básicas para o QGIS em oito abas:

Geral
Renderizar & SVG
Ferramentas de Mapa
Sobrepor
Digitalizar
SRC
Localidade
Rede & Proxy

Geral

Nesta aba, você pode definir opções gerais para o comportamento do projeto ao abrir/salvar, a aparência padrão do mapa, seu tema de ícones favorito e muitos outros.

Renderizar & SVG

Dentro dessa aba você pode definir opções gerais de renderização para camadas do mapa.
Por padrão, o QGIS renderiza todas as camadas visíveis a qualquer hora que o mapa for atualizado. Os eventos By default, QGIS renders all visible layers whenever the map canvas must be refreshed. Os eventos que desencadeiam uma atualização da tela mapa incluem: O QGIS permite você controlar o processo de renderização em um número de formas:

Você pode definir uma opção para sempre carregar novas camadas sem desenhá-las.
Isto significa que a camada pode ser adicionada ao mapa, mas a sua opção de visibilidade na legenda será desligada por padrão. Para definir ista opção desmarque a caixa de seleção .

Você pode definir uma opção para atualizar a exibição do mapa como as feições que serão desenhadas.
Por padrão, o QGIS não mostra as feições até que a camada seja inteiramente carregada. Para atualizar a exibição de feições que são lidas a partir do armazenamento de dados, defina o para um valore apropriado. Configurando o valor de ) desabilita a atualização durante a renderização (este é o padrão). Configurando um valor muito baixo resulta em baixa performance, devido ao mapa na tela estar continuamente sendo atualizado e lendo as feições. Um valor sugerido para iniciar é 500.

Ferramentas de Mapa

Identificar
A configuração determina camadas que serão mostradas pela ferramenta . Ao mudar para ao invés de atributos para todas as camadas identificáveis será mostrado com a ferramenta. .
Ferramenta de medição
Aqui você pode definir um elipsóide para cálculos de distâncias, medidas de unidade e cores preferidas de 'rubberband'.
Movimentar e aproximar
Permite definir a movimentação do mouse e o fator de aproximação.

Sobrepor

Define o algoritmo de colocação de rótulos. Escolha entre , , , e .

Digitalizar

Rubberband
Na aba você pode definir as configurações para digitalizar linha e cor.
Ajustar
Aqui você pode definir uma tolerância geral para o projeto.

Você pode selecionar entre , ou como modos padrões de ajuste. Você também pode definir um padrão de tolerância de ajuste e tirar uma busca de raio para editar o vértice. A tolerância pode ser definida em unidades do mapa ou em pixels. A vantagem de escolher pixels, é que a tolerância de ajuste não precisa ser alterada após operações de aproximação.

Uma camada baseada na tolerância de ajuste pode ser definida escolhendo (ou ) > . Na aba , seção você pode clicar em para habilitar e ajustar o modo de ajuste e a tolerância em uma camada.

Marcadores de vértice
Você pode definir estilo de marcadores como , ou e tamanho; você pode também definir mostrar marcadores apenas para feições selecionadas.
Entre com valores de atributo
Por padrão, depois de digitalizar uma nova feição, o QGIS solicita que você entre com valores de atributo para a feição. Marcando permite você entrar com os atributos depois.

SRC

O QGIS não define o SRC para o sistema de referência de coordenadas da primeira camada carregada. Quando você inicia uma seção do QGIS com camadas que não possuem SRC, você precisa verificar e definir um SRC para estas camadas. Isto pode ser feito de forma global nessa aba.

O padrão SRC global proj=longlat +ellps=WGS84 +datum=WGS84 +no_defs vem pré-definido no QGIS, mas pode ser mudado e uma nova definição poderá ser salva para sessões subsequentes do QGIS.

Localidade

Informa você sobre sistemas ativos de localidade. Para mudar você deve marcar e reiniciar o QGIS.

Rede & Proxy

Marque para definir máquina, porta, usuário e senha.