Propriedades do Projeto

Este diálogo permite você definir um número de propriedades relacionadas ao Projeto. Um projeto é um conjunto salvo de camadas e configurações, bem como outras informações solicitadas para reconstruir o projeto do disco.

Aba Geral
Aba Sistema de Referência de Coordenadas (SRC)
Aba Camadas Identificáveis

Aba Geral

Título do ProjetoUm título de descrição do projeto. Este título será mostrado na barra de títulos da janela do QGIS
Feições selecionadas serão mostradas no mapa usando esta cor.
A cor do fundo de tela.
Capacidade de salvar os caminhos como absolutos ou relativos.
Escolha as unidades apropriadas paras as camadas no projeto.
Use a configuração manual para definir a precisão da exibição na barra de estado. Como o mouse é movido sobre o mapa da tela, as coordenadas são atualizadas e mostradas na barra de estado usando a precisão que você definir. Automática (padrão) resulta de um padrão de precisão baseado nas unidades do mapa.
A opção habilita edição e manutenção de limites comuns em mosaicos de polígonos. Editar um vértice em um limite comum resultará na atualização de ambos os limites.

Para evitar a digitalização de todos os vértices de limites comuns selecione . Na janela de diálogo marque as camadas apropriadas para as quais novos polígonos serão ajustados. ao desenhar o novo polígono sobreposto a um já existente, irá cortá-lo automaticamente.

permite que você defina a tolerância de aproximação em pixels ou unidades de mapa e o modo de ajuste: , , para cada camada separadamente.

Aba Sistema de Referência de Coordenadas (SRC)

A aba Sistema de Referência de Coordenadas (SRC) permite você definir a projeção para o projeto atual e habilitar a projeção "on the fly". Você não pode ter salvo o projeto para poder habilitar a projeção "on the fly".

Para usar a projeção "on the fly" clique na caixa de marcação . Então, escolha a projeção para o projeto (mapa da tela) a partir da lista de sistemas de coordenadas Geográficas ou Projetadas.

Você pode buscar por sistema de coordenadas entrando com o seu nome, código EPSG code ou a QGIS ID e clicar no botão .

A lista de sistemas de coordenadas recentemente usadas estará disponível na base para acesso rápido.

Aba Camadas Identificáveis

Nesta aba você pode escolher em quais camadas a ferramenta de identificação irá trabalhar.