Propriedades da Camada Vetorial

Este diálogo permite você trabalhar com propriedades e configurações de camadas vetoriais.

Simbologia
Rótulos
Atributos
Geral
Metadados
Ações
Diagrama de Sobreposição

Symbology

Para alterar a simbologia de uma camada, basta clicar duas vezes sobre a entrada da legenda e o diálogo de vetor aparecerá.

Dentro deste diálogo você pode definir o estilo de sua camada de vetorial. Dependendo da opção de processamento selecionada, você tem a possibilidade de também classificar suas feições de mapa.

Tipo de legenda
O QGIS suporta um número de renderizadores de simbologia para controlar como as características do vetor são exibidas. Atualmente, os renderizadores disponíveis são as seguintes:
Nova simbologia
Click botão para usar a aplicação de nova simbologia para a camada.
Transparência do vetor
O QGIS permite definir uma transparência para cada camada vetorial. Isso pode ser feito com o controle deslizante . Isto é muito útil para sobrepor várias camadas de vetorais.
Salvar estilos
Depois de ter seu estilo camada definido você pode salvar o seu estilo de camada para um arquivo separado (com extensão *. QML). Pra efetuar isso, use o botão . Não precisa dizer que carregará seu estilo de camada salvo.
Se você deseja utilizar sempre um estilo particular, sempre que uma camada for carregada, use o botão para torná-lo seu estilo padrão. Além disso, se você fizer alterações para o estilo que você não gostou, use o botão para reverter ao estilo padrão.

Rótulos

A guia Rótulos permite que você ative características de rotulagem e controle uma série de opções relacionadas a fontes, a posição, estilo, alinhamento e afastamento.
Marque a caixapara habilitar a rotulagem.
Opções básicas de rotulagem
Escolha o campo com o rótulo.

Selecione o botão e para definir fonte e cor. Você pode também mudar o ângulo de posicionamento do rótulo de texto.

Se têm rótulos que se estendem por várias linhas, marque . O QGIS irá verificar se há uma linha de retorno verdadeira em seu campo de rótulo e inserir a linha de quebra de acordo. Uma verdadeira linha de retorno é um caractere \n (e não dois caracteres distintos, como uma folga \n seguida do caractere).

Posicionamento
Altera a colocação de rótulos, selecionando um dos botões de seleção no grupo .
Unidades de tamanho da fonte
A permite você selecionar entre ou .
Buffer nos rótulos
Colocar buffer os rótulos significa colocar um alo em torno das letras para torná-las mais visíveis. Para colocar buffer nos rótulos:
  1. Clique na caixa para habilitar o Beffer
  2. Escolha um tamanho para o buffer usando a caixa de rotação.
  3. Escolha uma cor clicando em e escolha a cor desejada no seletor de cores. Você pode também definir alguma transparência para o buffer se preferir.
  4. Clique para ver se você gosta das modificações
Observe que você também pode especificar o tamanho do buffer em unidades do mapa se funcionar melhor para você.
Posicionamento de dados definidos, propriedades, buffer, a posição
As entradas restantes na aba lhe permitem controlar a aparência dos rótulos usando atributos armazenados na camada. As entradas de início permite que você defina os parâmetros para os rótulos usando os campos na camada.

Atributos

Com a aba os atributos do conjunto de dados selecionados podem ser manipulados. Os botões e podem ser usados, quando o conjunto de dados estiver em modo de edição. A biblioteca OGR tem suporte para adicionar novas colunas, mas não removê-las, se você tiver uma versão do GADL > = 1.6 instalada. Caso contrário, apenas as colunas de camadas de PostGIS podem ser editadas.

O botão aciona este modo.

Dentro da aba Atributos, você encontra também uma edição de elementos da coluna. Esta coluna pode ser utilizado para definir valores ou um intervalo de valores que podem ser adicionados ao atributo específico da coluna da tabela. Se você clicar o botão um diálogo se abre, onde você pode definir elementos diferentes. Estes elementos são:

Geral

A aba Geral permite que você mude o nome para exibição, defina escala dependente das opções de renderização, crie um índice espacial do arquivo vetorial (somente para os formatos suportados e OGR PostGIS) e exiba ou alterae a projeção de uma camada vetorial específica.

Você pode também filtrar expressões usando o .

Subdefinir
O Botão permite limitar as características de uma camada de um subconjunto de correspondência de uma expressão.

Metadados

A aba contém informações sobre a camada, incluindo detalhes sobre o tipo e localização, número de feições, tipo de feição e as capacidades de edição. O SRC da camada, fornecendo informações de projeção, é exibido nessa aba. Esta é uma maneira rápida para obter informações sobre a camada.

Ações

O QGIS fornece a capacidade de executar uma ação com base nos atributos de uma feição. Isso pode ser usado para executar qualquer número de ações, por exemplo, executar um programa com os argumentos construídos a partir dos atributos de um recurso ou passar parâmetros para uma ferramenta de relatórios da web.
Ações são úteis quando você frequentemente deseja executar um aplicativo externo ou exibir uma página da web com base em um ou mais valores em sua camada de vetor. Um exemplo está realizando uma pesquisa com base em um valor de atributo.

Consulte o Guia do Usuário para mais informações.

Usando ações
As ações podem ser invocadas a partir do diálogo .

Diagrama de Sobreposição

A aba Diagram permite que você adicione um gráfico sobreposição a uma camada de vetor. Para ativar esse recurso, abra e selecione o complemento . Depois disso, há uma nova aba de diálogo na camada vetorial onde as configurações para os diagramas podem ser inseridas.

A implementação atual de diagramas fornece suporte para gráficos do tipo pizza e barras e para o aumento linear do tamanho do diagrama de acordo com um atributo de classificação.